(11) 9 9993 0225

O que são ácidos graxos essenciais – omega3 ?

ômega 3

Ácidos graxos essenciais são aqueles que não são produzidos pelo organismo, mas que devem estar presentes na dieta.

Os ácidos graxos podem ser classificadas como saturadas, insaturadas ou poliinsaturados. E essa classificação depende do grau de saturação das moléculas de carbono.

A gordura é um dos macronutrientes essenciais da dieta humana, fornece a  maior quantidade de energia quando comparada aos carboidratos e as proteínas, confere sabor aos alimentos e auxilia no transporte e na absorção das vitaminas lipossolúveis A, D, E, e K pelo intestino.

As gorduras são biomoléculas que possuem uma grande variedade estrutural e podem ser classificadas de várias formas.

E uma dessas formas é como ácidos graxos essenciais e seus derivados. 


Os ácidos graxos poliinsaturados com cadeia carbônica maior que 20 átomos, serão denominados ácidos graxos poliinsaturados de cadeia muito longa (AGPI-CML)

As três principais famílias de ácidos graxos poliinsaturados são a família do: ácido oleico (omega-9), ácido linoleico (omega-6) ácido linolênico (omega-3)

Designação da famíliaÁcido graxo parental Principais metabólitosFontes Principal
ômega-9 C18:1 

Ácido oleico

C20:3 (omega-9)

 ácido eicostrienoico

Síntese de acetato; gorduras animais e vegetais
ômega -6C18:2

Ácido linoleico

C20:4 (omega-6) 

ácido araquidônico

Muitos óleos vegetais
ômega- 3C18:3

Ácido linolênico

C20:5 (omega-3) 

ácido eicosapentaenóico

Alguns óleos vegetais, folhas
  C22:6 (omega-3)

ácido docosahexaenóico

Óleos marinhos (20:5, 22:6)

Os ácidos graxos poliinsaturados são derivados de plantas, sementes, folhas e fitoplâncton.

Sementes e folhas são as principais fontes de ácidos linoleico e linolênico, enquanto o fitoplâncton sintetiza ácido eicosapentaenoico e ácido docosaexaenoico.

Como os fitoplânctons estão na base da cadeia alimentar marinha, todas as outras formas de vida marinha acabam por serem enriquecidas com esses ácidos graxos ômega-3 .

De fato, os ácidos graxos ômega-3 podem fornecer o grau de insaturação necessário para permitir membranas dos peixes para permanecerem fluidos em água muito fria.

Ácidos graxos poliisaturados, em especial o ômega 3 e ômega 6, são encontrados principalmente em peixes de água fria como o salmão, o atum, a sardinha, o bacalhau e óleos vegetais, as sementes de linhaça e as nozes e alguns tipos de vegetais.

Os ácidos graxos das famílias ômega-6 e ômega-3 são obtidos por meio da dieta ou produzidos pelo organismo a partir dos ácidos linoléico e alfa-linolênico, pela ação de enzimas alongase e dessaturase.

Benefícios dos ácidos graxos

O principal efeito conhecido dos ácidos graxos é a redução dos níveis séricos de colesterol, pois eles atuam modificando a composição das lipoproteínas e a atividade dos receptores de LDL.

Além disso os ácidos graxos poliinsaturados apresentam ação:

  • anti-inflamatória
  • anticoagulante
  • vasodilatadora
  • antiagregante

Uma das principais funções do acido graxo

O ácidos graxos ômega 3 – ácidos docosahexaenóico (ADH) e docosapentaenóico (ADP) -tem importante função na formação, desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina, sendo predominante na maioria das membranas celulares desses órgãos.

A diminuição dos níveis desse ácido graxo nos tecidos da retina tem sido associada, em recém-nascidos, com anormalidades no desenvolvimento do sistema visual, e em adultos, com a diminuição da acuidade visual.

Fontes alimentares comuns de ácidos graxos poliinsaturados

Embora as hortaliças apresentem pequenas quantidades do ácido alfa-linolênico, devido ao seu baixo conteúdo lipídico, o consumo de vegetais, como o agrião, a couve, a alface, o espinafre e o brócolis, pode contribuir para elevar
a sua ingestão, principalmente em dietas vegetarianas.

Entre os cereais e as leguminosas, a aveia, o arroz, o feijão, a ervilha e a soja, constituem importantes fontes desse ácido.

Nos óleos vegetais, a maior concentração do ácido alfa-linolênico ocorre no óleo de linhaça, sendo que os óleos de canola e soja também apresentam concentrações significativas.

O ácido alfa-linolênico e os AGPI-CML estão presentes em alimentos de origem animal, como peixes e aves, sendo as suas quantidades muito dependentes da dieta a que esses animais foram submetidos.

Ei! Achou este conteúdo útil? Em caso afirmativo, por que não compartilhá-lo com alguém que você conhece e que também pode se beneficiar? Todos nós amamos ajudar uns aos outros, certo? Obrigado por fazer parte da nossa comunidade!

Post relacionados

Ebook Gratuito Suplemento Alimentar

Existem muitos tipos de suplementos alimentares disponíveis hoje. Descubra que tipo de suplemento funciona melhor para você. . Quais você deve escolher? Continue lendo. Clique em saiba mais.

Visite nossa loja de produtos naturais para encontrar uma variedade de opções saudáveis e naturais.

As dicas deste blog NÃO substituem a avaliação MÉDICA ou por profissional de Saúde capacitado. Portanto devem ser seguidas somente sob aprovação e orientação destes. A automedicação, prática de ingerir medicamentos por conta e risco próprio sem acompanhamento médico, apresenta grandes riscos. Portanto ao apresentar qualquer sintoma procure auxílio médico. Evite o risco de ingerir suplementos, medicação errada e/ou desnecessária e com isso a exposição a efeitos colaterais. A automedicação também pode mascarar sinais e sintomas levando a um diagnóstico tardio de inúmeras doenças mais sérias. Apenas médicos estão habilitados a prescreverem medicações. Alguns suplementos alimentares e fitoterápicos podem ser prescritos por nutricionistas. Lembre-se que suplementos e fitoterápicos possuem princípio ativo e por isso também possuem efeitos colaterais.